Projeto Blazer K5

Blazer K5

O PROJETO

Para iniciar o projeto, o primeiro passo foi definir qual seria o uso do veículo, tamanho de rodas e pneus e potência desejada para então estudar as opções de peças e conceitos a serem utilizados nos demais subsistemas. Todo o projeto foi elaborado em CAD previamente para análise estrutural e estudo de dinâmica veicular para aprovação do cliente antes da execução. É desta forma que planejamos, projetamos e executamos nossos projetos na RSC Automec.

O motor foi completamente refeito, trocado pistões, anéis, vadadores, kit corrente comando, bomba de óleo de alta vazão bem como bomba d’água, parafusos especiais, cabeçotes em alumínio e novo coletor de admissão Edelbrock, sistema de injeção quadrijet FITECH, bomba de combustível elétrica para alimentar o novo corpo, entre outros detalhes. Para evitar problemas de aquecimento, um grande radiador sob medida de alumínio com duas ventoinhas elétricas foi fornecido pela Mastercooler para garantir o correto arrefecimento do motor.

O volante do motor foi utilizado o da D20 com maior peso para elevar a curva de torque bem como kit de embreagem de cerâmica para evitar problemas de deslizamento indevido. O cambio utilizado é o da Toyota 5 marchas com T-Case com reduzida e cardãs reforçados. Os eixos são da marca AAM provenientes da RAM 2500 2012, onde coroa e pinhão foram substituídos por relação curta (4,88:1) já que os originais são muito longos para utilizar com pneus 40 polegadas.

A suspensão adotada é do tipo 4 link na dianteira e traseira com coilovers de 16” de curso. Desenvolvemos um sistema exclusivo de barra estabilizadora através da aplicação de rodas livre nas extremidades para permitir o acoplamento e desacoplamento de forma muito rápido e fácil. Devido ao grande curso de suspensão, a direção escolhida foi do tipo fullhydro.

Em termos de carroceria não realizamos grandes modificações, somente um corte na parte traseira para acomodar os novos suportes de coilovers, os quais além da pré-carga de mola possuem opções de regulagem de altura no próprio suporte do amortecedores. Um Roll-Cage principal também foi instalado para proporcionar maior segurança para os ocupantes. Em se tratando de manutenção, em apenas 1 hora é possível remover a carroceria completa do chassi do veículo e fazer a manutenção de cambio, motor, etc de forma muito mais fácil.

Todas as peças novas foram ou usinadas ou cortadas a laser e dobradas em CNC, garantindo um resultado final bem detalhado de todos os componentes. O carro foi montado completo e testado e depois desmontado para acabamento final em jato, pintura, etc.

whatsapp-icon-logo.png